BIZTALK360 UMA FERRAMENTA DE SUPORTE E MONITORIZAÇÃO PARA A PLATAFORMA BIZTALK SERVER – O QUE É O BIZTALK360 (PARTE 2)
BizTalk360 (http://www.biztalk360.com/) é uma aplicação Web (RIA), concebida principalmente para efetuar monitorização e suporte aos ambientes de BizTalk Server (Produção, Testes, Desenvolvimento).
BizTalk360 vai na sua quinta versão, o que demonstra um constante crescimento ao longo destes 3 anos. É um produto desenvolvido pela empresa Kovai Limited, com sede em Londres no Reino Unido, mas todos a conhecem através do seu CTO Saravana Kumar, Microsoft BizTalk Server MVP desde 2007 e um reconhecido membro da comunidade BizTalk.
Em que se difere das outras ferramentas?
A consola administrativa do BizTalk, que é a única ferramenta incluída no produto, é uma ferramenta muito útil com muitas funcionalidades o que permite que esta seja utilizada para efetuar-mos praticamente tudo na plataforma:
- Instalar, configurar e monitorizar aplicações ou adaptadores;
- Configurar Host e Host Instances;
- Configurações dos grupos de BizTalk
- Criar e configurar Parties, …
Podemos e devemos usar-la para diagnosticar e resolver problemas associado a aplicações de BizTalk assim como monitorizar parcialmente as camadas:
- Aplicação e Serviços
- E Plataforma BizTalk Server
Mas como o nome indica é um ferramenta com foco na administração e não de monitorização, não sendo assim ideal utilizar esta ferramenta para a monitorização da plataforma como um todo, existindo algumas lacunas na ferramenta como por exemplo:
- A falta de definição de restrições de acesso a determinados recursos ou operações, exemplo:
- Acesso somente de leitura a um determinado grupo ou restringir determinado grupo a visualizar e/ou gerir certas aplicações, restringir que determinado grupo visualize mensagens confidenciais ou até mesmo não permitir o acesso ou visualização das configurações da infra-estrutura (Host, Host instances, adaptadores, …) ao grupo de suporte.
- A falta de processos de auditoria, exemplo: Quem fez o quê.
- Visualização da topologia dos seus ambientes em tempo real.
- Outra importante limitação da ferramenta é que não tem interface Web, ou seja, é necessário acesso desktop remoto às máquinas de produção para podermos usar a ferramenta, o que nem todas as organizações permitem.
Podemos também monitorizar a plataforma BizTalk Server como um todo utilizando ferramentas de monitorização robustas como o SCOM.
No entanto usar apenas o SCOM para monitorizar a plataforma BizTalk poderá tornar-se extremamente caro para as médias empresas ou até mesmo para algumas grandes empresas. Uma vez que a curva de aprendizagem para usar esta ferramenta é grande, ela é demasiado completa e complexa, ela requer pessoas altamente qualificadas. Para além da necessidade de recursos especializados, também requer um investimento grande a nível de hardware e software, uma vez que o SCOM pode monitorizar qualquer produto da Microsoft, Azure ou mesmo produtos de terceiros. Seria um desperdício de recursos usar apenas o SCOM para monitorizar uma plataforma de BizTalk Server.
Saravana Kumar utilizou a experiencia adquirida ao longo de muitos anos como consultor de BizTalk em diversos clientes para criar a ferramenta BizTalk360 (http://www.biztalk360.com) que aborda as questões acima e muitas outras mais, preenchendo quase todas as lacunas deixadas Microsoft na área de suporte e monitorização do BizTalk Server de um forma incrivelmente simples e intuitiva, respondendo assim as necessidades mais comuns dos clientes e ao mesmo tempo que não existisse uma curva de aprendizagem íngreme para utilizar esta ferramenta comparadas com ferramentas como o SCOM.
São várias as funcionalidades que esta ferramenta nos apresenta, no entanto podemos destacar as seguintes como senda as suas principais funcionalidades:
- É uma aplicação Web (RIA - Rich Internet Application), o que ao contrário da consola administrativa do BizTalk, que necessita de acesso aos ambientes de BizTalk, nos permite aceder de qualquer lugar.
- Capacidades avançadas de gestão de permissões de acesso aos mais variados recursos do BizTalk;
- Possibilidade de realizar auditoria em todos os níveis, mensagens e eventos;
- Disponibilização de Dashboards de monitorização muito completos e detalhados que cobrem as necessidades mais frequentes
- Capacidades de monitorização dos mais variados recursos e notificação proactivas.
- Integração com o BAM Portal, Message Box Viewer e com outras ferramentas como HP Operation manager Integration
- Suporte multi-ambiente e capacidade de configurar todos os ambientes BizTalk através de um local único.
- Repositório da base de conhecimento
- Visualizador avançado de eventos (Event Viewer)
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário