BIZTALK360 UMA FERRAMENTA DE SUPORTE E MONITORIZAÇÃO PARA A PLATAFORMA BIZTALK SERVER – O QUE É O BIZTALK360 (PARTE 2)

BizTalk360 (http://www.biztalk360.com/) é uma aplicação Web (RIA), concebida principalmente para efetuar monitorização e suporte aos ambientes de BizTalk Server (Produção, Testes, Desenvolvimento).

BizTalk360 vai na sua quinta versão, o que demonstra um constante crescimento ao longo destes 3 anos. É um produto desenvolvido pela empresa Kovai Limited, com sede em Londres no Reino Unido, mas todos a conhecem através do seu CTO Saravana Kumar, Microsoft BizTalk Server MVP desde 2007 e um reconhecido membro da comunidade BizTalk.

Em que se difere das outras ferramentas?

A consola administrativa do BizTalk, que é a única ferramenta incluída no produto, é uma ferramenta muito útil com muitas funcionalidades o que permite que esta seja utilizada para efetuar-mos praticamente tudo na plataforma:

  • Instalar, configurar e monitorizar aplicações ou adaptadores;
  • Configurar Host e Host Instances;
  • Configurações dos grupos de BizTalk
  • Criar e configurar Parties,

Podemos e devemos usar-la para diagnosticar e resolver problemas associado a aplicações de BizTalk assim como monitorizar parcialmente as camadas:

  • Aplicação e Serviços
  • E Plataforma BizTalk Server

Mas como o nome indica é um ferramenta com foco na administração e não de monitorização, não sendo assim ideal utilizar esta ferramenta para a monitorização da plataforma como um todo, existindo algumas lacunas na ferramenta como por exemplo:

  1. A falta de definição de restrições de acesso a determinados recursos ou operações, exemplo:
    1. Acesso somente de leitura a um determinado grupo ou restringir determinado grupo a visualizar e/ou gerir certas aplicações, restringir que determinado grupo visualize mensagens confidenciais ou até mesmo não permitir o acesso ou visualização das configurações da infra-estrutura (Host, Host instances, adaptadores, …) ao grupo de suporte.
    2. A falta de processos de auditoria, exemplo: Quem fez o quê.
    3. Visualização da topologia dos seus ambientes em tempo real.
  2. Outra importante limitação da ferramenta é que não tem interface Web, ou seja, é necessário acesso desktop remoto às máquinas de produção para podermos usar a ferramenta, o que nem todas as organizações permitem.

Podemos também monitorizar a plataforma BizTalk Server como um todo utilizando ferramentas de monitorização robustas como o SCOM.

No entanto usar apenas o SCOM para monitorizar a plataforma BizTalk poderá tornar-se extremamente caro para as médias empresas ou até mesmo para algumas grandes empresas. Uma vez que a curva de aprendizagem para usar esta ferramenta é grande, ela é demasiado completa e complexa, ela requer pessoas altamente qualificadas. Para além da necessidade de recursos especializados, também requer um investimento grande a nível de hardware e software, uma vez que o SCOM pode monitorizar qualquer produto da Microsoft, Azure ou mesmo produtos de terceiros. Seria um desperdício de recursos usar apenas o SCOM para monitorizar uma plataforma de BizTalk Server.

Saravana Kumar utilizou a experiencia adquirida ao longo de muitos anos como consultor de BizTalk em diversos clientes para criar a ferramenta BizTalk360 (http://www.biztalk360.com) que aborda as questões acima e muitas outras mais, preenchendo quase todas as lacunas deixadas Microsoft na área de suporte e monitorização do BizTalk Server de um forma incrivelmente simples e intuitiva, respondendo assim as necessidades mais comuns dos clientes e ao mesmo tempo que não existisse uma curva de aprendizagem íngreme para utilizar esta ferramenta comparadas com ferramentas como o SCOM.

BizTalk360-dashboard

São várias as funcionalidades que esta ferramenta nos apresenta, no entanto podemos destacar as seguintes como senda as suas principais funcionalidades:

  • É uma aplicação Web (RIA - Rich Internet Application), o que ao contrário da consola administrativa do BizTalk, que necessita de acesso aos ambientes de BizTalk, nos permite aceder de qualquer lugar.
  • Capacidades avançadas de gestão de permissões de acesso aos mais variados recursos do BizTalk;
  • Possibilidade de realizar auditoria em todos os níveis, mensagens e eventos;
  • Disponibilização de Dashboards de monitorização muito completos e detalhados que cobrem as necessidades mais frequentes
  • Capacidades de monitorização dos mais variados recursos e notificação proactivas.
  • Integração com o BAM Portal, Message Box Viewer e com outras ferramentas como HP Operation manager Integration
  • Suporte multi-ambiente e capacidade de configurar todos os ambientes BizTalk através de um local único.
  • Repositório da base de conhecimento
  • Visualizador avançado de eventos (Event Viewer)

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

BizTalk 360

Visitas

Arquivo do blog