BizTalk360 uma ferramenta de suporte e monitorização para a plataforma BizTalk Server – Introdução (Parte 1)

Na maioria das organizações o BizTalk Server processa dados críticos o que faz dele uma parte importante nas suas infra-estruturas, isto significa que a perda de dados ou tempo de inactividade da plataforma BizTalk pode ter um impacto significativo sobre o negócio que ele suporta. Como qualquer componente ou serviço critico ele deve ser administrado e monitorizado por técnicos que possuem conhecimento e experiencia necessária, no entanto a maioria dos administradores de sistema não estão familiarizados com esta plataforma, o que pode dificultar o correcto funcionamento da plataforma e como resultado, da própria organização.

A infra-estrutura da plataforma BizTalk Server pode variar de organização para organização, desde a utilização de um único servidor (estação standalone) ou plataformas robustas com a utilização de clusters de servidores BizTalk Server e SQL Server.

A figura abaixo mostra uma representação gráfica das diferentes camadas da infra-estrutura do BizTalk Server que deveram ser monitorizadas de forma activa por forma a permitir que a equipa de administração do BizTalk Server possa garantir a máxima disponibilidade da plataforma:

monitorizacao-plataforma-biztalk

Falhas ou eventos de erro podem ocorrer em vários servidores ou até mesmo em vários locais, por exemplo: Event viewer, logs das aplicações, ….

Devido à complexidade da infra-estrutura por detrás de um plataforma BizTalk Server, não é muito eficiente e eficaz quando um administrador têm de verificar manualmente cada servidor ou aplicação por eventos que possam ter ocorrido. Idealmente, a equipa de administração deverá fazer uso de todas as ferramentas de monitorização ao seu dispor, quer sejam elas incluídas no produto como a consola administrativa do BizTalk, Event Viewer, HAT ou BAM, outras ferramentas de monitorização da Microsoft como a Microsoft System Center Operation Manager (SCOM) ou soluções de monitorização de terceiros como o BizTalk360, por forma a facilmente monitorizar todos estes eventos e desta forma prevenir a ocorrência de falhas tomando medidas preventivas, diagnosticar problemas ou mesmo recuperar de falhas.

Estas ferramentas deverão ter a capacidade ler eventos de todas as camadas da infra-estrutura e ajudar a equipa de administração a tomar mediadas preventivas, notificando-os quando um determinado incidente estiver para acontecer, por exemplo, quando um disco estiver com espaço livre abaixo dos 10%. Além disso, elas deverão permitir a automatização de operações quando um determinado evento ocorre, por exemplo, reiniciar um serviço quando a quantidade de memória usada por ele for superior a 200MB, prevenindo assim incidentes ou falhas, sem que seja necessário a intervenção humana.

Neste artigo pretendo demonstrar com a ferramenta BizTalk360 pode ajudar as equipas de administração a dar suporte, monitorizar e automatizar operações prevenindo assim a ocorrência de falhas na plataforma BizTalk Server.

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