BizTalk360 uma ferramenta de suporte e monitorização para a plataforma BizTalk Server – Funcionalidades (Parte 3)
Capacidades avançadas de gestão de permissões
É imperativo para às organizações ter a possibilidade de gerir permissões de acessos aos mais variados recursos nas plataforma de Microsoft BizTalk Server. BizTalk360 torna este pressuposto possível, trazendo incluídas no produto a capacidades de gestão de permissões totalmente personalizáveis que permitem às organizações definir os seus próprios requisitos de autorização. Estas funcionalidades ajuda a equipa de administração do BizTalk a configurar devidamente os acessos ao ambiente para os vários departamentos ou equipas de projetos, sem o medo que estas interferiram com outros recursos.
Capacidade de Monitorização e Notificação de alertas
BizTalk360 permite-nos monitorizar os mais diversos recursos associados às diferentes camadas da infra-estrutura do BizTalk Server, nos quais podemos destacar:
Aplicações e Serviços
Permite a monitoração de endereços HTTP ou serviços Web externos para códigos de erros conhecidos (ex: 200, 202, etc.).
Monitorização dos estados (Started, Stopped, Enlisted, Un-enlisted, Enabled ou Disabled) das orquestrações, portas de envio (send ports) ou locais de recepção (Receive locations)
Monitorização de processos como por exemplo: estarmos à espera de, receber ou enviar, uma certa quantidade de mensagens de ou para um determinado ambiente. Se esta regra não for comprida, então deverá existir uma implicação no negócio e alguém precisa ser notificado.
Monitorização automática de falhas ou violações, controlando a forma como estas nos são notificadas: se é um problema intermitente, aguarde 10 minutos antes de enviar alerta; enviar apenas 5 alertas em vez de 100 alertas nas próximas 4 horas; se alguém corrigir, podemos também configurar o sistema para nos notificar. Podendo definir o envio destas notificações por correio electrónico ou SMS.
Plataforma BizTalk Server
Monitorização do estados das Host Instances, SQL Jobs ou NT Services. Para cada um deles também podemos definir o estado espectável, este ponto é extremamente útil por exemplo para a monitorização dos SQL jobs que vem com o BizTalk, uma vez que não é suposto estarem todos ativos (MessageBox_Message_Cleanup_BizTalkMsgBoxDb deverá estar desativo e ser ativado pelo job MessageBox_Message_ManageRefCountLog_BizTalkMsgBoxDb)
O SQL Server e em especial a base de dados “MessageBox” são o coração da plataforma BizTalk Server. E é por essa razão que a Microsoft normalmente trata o SQL Server como uma caixa preta quando se trata de BizTalk Server, é algo que nós sabemos que existe, mas que não deveríamos mexer! A plataforma traz incluído no produto uma série de SQL jobs: backups, limpeza, … que garantem o prefeito funcionamento da plataforma. Na verdade e ao contrário do que muitos DBA utilizam, a única forma de garantir um backup integral e que possibilite o seu restauro fidedigno é utilizando estes SQL Jobs e não outros processos normalmente criados para essa funcionalidade.
A fim de garantir que todas estas atividades, em especial os backups, estão a funcionar corretamente, a equipa de administração de BizTalk ou DBA precisa de monitorizar periodicamente estes Jobs. BizTalk360 ajuda-nos a resolver todos esses desafios fornecendo mecanismos de controlo e notificações:
Assim como um painel de visualização de “BizTalk Backup and Disaster Recovery”:
Capacidade de monitorizar o estado das instâncias (Service Instances), permitindo por exemplo definir diferentes níveis de alerta e/ou erro para um determinado número de serviços para os diferentes estado (Suspended, Active, Scheduled etc), notificação caso os mesmos sejam atingidos.
Sistema Operativo
Capacidade de monitorizar a utilização dos CPU’s ou consumo de memória, permitindo configurar níveis de alertas de erro e/ou de aviso relativo à quantidade de memória livre ou ao consumo do CPU. Por exemplo enviar uma notificação se a memória livre ficar abaixo dos valores definidos durante 30 minutos ou se o consumo do CPU se mantiver acima dos valores definidos durante um período de tempo.
Monitorização de eventos de logs, permitindo a parametrização de diferentes notificações para diferentes consultas dos logs, por exemplo quero receber um alerta caso o número de erros associados ao BizTalk seja superior a 10 nos últimos 30 minutos.
Hardware do Servidor
Capacidade de monitorizar os discos rígidos, permitindo uma vez mais o envio de notificações caso o espaço livre nos discos atinja os valores definidos.
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário