Modulo 3 - Criando um mapa no BizTalk

Na maioria das Integrações entre Sistemas será necessário criar uma mensagem a partir de uma outra.
Por exemplo: Ao receber uma mensagem representando um pedido, eu preciso verificar se o produto realmente existe. O que envolve banco de dados e execução de procedures.
Existem várias formas de atingir esse objetivo, e um deles é criando um mapeamento entre as mensagens.

BizTalk Map


BizTalk Mapper: Ferramenta visual que faz parte do pacote do Visual Studio, utilizado para contruir os mapas, que define as transformações de dados.

Transformação de Dados: Processo de transformar um documento XML baseado em um schema de entrada em outro documento XML completamente diferente.

BizTalk Map: Arquivo .btm que vai executar o mapeamento propriamente dito. É baseado na linguagem de mercado XML Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT).

Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT): Linguagem de tranformação entre dois documentos definido pelo World Wide Web Consortium (WC3). 

Tradução de Dados: Caso especial de Transformação de dados, tipicamente usado quando envolve transformação do formato da mensagem de XML para EDI ou Flat File. Um exemplo pratico é a função do pipeline que setamos na receive e/ou send port.

Functoids: Pedaços de código em XLST ou C# para facilitar visualmente a transformação dos dados entre dois documentos. 


Criando um Mapa utilizando o BizTalk Mapper

A ferramenta BizTalk Mapper, que é integrada ao Visual Studio irá iniciar automaticamente quando criarmos um novo mapa ou adicionarmos um mapa existente (Arquivo *.btm) dentro do projeto. Ao criar um novo mapa, devemos especificar o schema de origem e o schema de destino que devem fazer parte do mesmo projeto ou ser referenciado em uma dll.


 Ao abrir um novo mapa no BizTalk Mapper temos esses 3 paineis.

Painel do Schema de Entrada - Onde será setado o schema de origem, a mensagem de entrada que vai ser transformada.
Painel do Grid do Mapa - Mostra os links e os functoids que irão controlar como a mensagem de origem será transformada na mensagem de destino.
Painel do Schema de Saida - Onde será setado o schema de saída, a mensagem de destino. Será o nosso resultado final.

É importante sabermos que o mapa é na verdade escrito em linguagem XSLT, o que nos permite uma grande liberdade na hora de criar transformações customizadas.

Recomendo fortemente a leitura deste artigo, do grande Sandro Pereira, que traz uma explicação mais detalhada sobre a construção dos mapas.


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

BizTalk 360

Visitas

Arquivo do blog