BizTalk360 uma ferramenta de suporte e monitorização para a plataforma BizTalk Server – Conclusão (Parte 5)
Ferramentas de Produtividade
Knowledge Base integrada
Assim que os problemas ou falhas são resolvidas, normalmente poderão acontecer duas coisas:
- A equipa de administração documenta o problema num repositório interno (Wiki, SharePoint) da organização, ou num cenário mais pessimista nos seus blocos de notas pessoais;
- A equipa de administração após resolvido o incidente, não efectua qualquer tipo de documentação
Muitos de vocês deverão estar familiarizados com o passo 2… O problema com estas duas abordagens é que a informação, ou não existe ou não está disponível prontamente aos utilizadores quando estes incidentes ocorrerem novamente.
BizTalk360 aborda esta questão fornecendo um repositório Knowledge Base integrado, que possibilita aos utilizadores adicionar nos diferentes eventos (adicionar KB associados aos ids dos eventos do Event Viewer ou aos códigos de erros das Services Instances) informações sobre os processos necessários para corrigir problemas. A próxima vez o mesmo erro acontecer, o BizTalk360 irá informar-lo que existe uma base de conhecimento disponível para o problema, acelerando assim a resolução da questão.
Visualizador avançado de eventos
Um dos problemas comuns que as equipas de administração enfrentam quando estão a tentar monitorizar ou a diagnosticar problemas nas plataforma BizTalk Server, em especial em plataformas multi-servidores, é que os erros podem ocorrer em diferentes servidores o que nos obriga desta forma a percorre-los todos, além desta tarefa ser demorosa poderá trazer riscos de segurança, uma vez que temos de permitir que determinadas equipas tenham acesso aos servidores (o que nem sempre é permitido nas empresas). BizTalk360 aborda esta questão, fornecendo uma funcionalidade de um Event Viewer centralizado, agregando todas as informações dos diferentes logs de eventos e apresenta-a num lugar único.
Ferramenta gráfica Message Flow Viewer
Para as pessoas encarregues de diagnosticar incidentes com limitado conhecimento sobre BizTalk, normalmente equipas de suporte, um dos maiores desafios é entender o caminho que as mensagens percorrem dentro da plataforma. De realçar que o núcleo duro da arquitectura da plataforma BizTalk é baseada em publish / subscribe. Desta forma uma mensagem enviada para o sistema será subscrita por uma ou várias portas ou orquestrações e poderá circular internamente por diversas fases. Normalmente, este tipo de equipa de suporte para efectuarem diagnósticos a este nível deverão ter um conhecimento profundo sobre BizTalk e como usar as ferramentas de fluxo de mensagens disponível com o produto.
Mais uma vez o BizTalk360 elimina a complexidade deste problema, fornecendo um visualizador gráfico do fluxo de mensagens com base na informação de tracking do BizTalk (BizTalk tracking data).
Capacidade de Auditoria (Governance/Auditing)
Deixo para o final, o que na minha opinião talvez seja uma das principais funcionalidade desta ferramenta e que mais nenhuma outra no mercado possibilita: a capacidade de trazer funcionalidades de auditoria à plataforma BizTalk.
Da mesma forma que é imperativo para às organizações ter a possibilidade de gerir permissões de acessos aos mais variados recursos nas plataforma de Microsoft BizTalk Server, também estas têm de ter a capacidade, muitas das vezes por requisitos regulamentares ou simplesmente por boas práticas, de saber quem anda a fazer o quê na plataforma, acompanhando assim as actividades das pessoas de suporte ou de administração nos seus ambientes produtivos.
Já pensou que por exemplo alguém acidentalmente ou propositadamente terminar várias mensagens críticas de negócios (mensagens de encomendas). Como irá descobrir quem efectuou esta operação?
BizTalk360 disponibiliza capacidades de auditoria completas, registando as normais actividades operacionais para as seguintes áreas:
- Operações sobre Service Instances: registar de todas as actividades sobre as Service instances como: suspender, retomar ou terminar as instâncias.
- Operações sobre Host Instances: registar de todas as actividades sobre quem pára as host instances e qual o motivo ou quem as inicializa.
- Operações sobre as aplicações: registar de todas as actividades ao nível das aplicações, como iniciar/parar portas de envio, orquestrações ou activar/desactivar locais de recepção (receive locations)
Conclusão
Existem várias produtos no mercado que permitem efectuar a monitorização sobre os ambientes BizTalk Server: System Center Operation Manager, HP OpenView, Minotaur, Moesion, BizTalk Processing Monitor, entre outro. Todos eles têm as suas vantagens e desvantagens, mas nenhum consegue efectuar uma monitorização completa de acordo com as necessidades reais dos clientes, o que nos obriga a termos de utilizar conjugações de ferramentas para atingir os nossos objectivos.
BizTalk360 é uma das ferramentas mais completas para efectuar-mos a monitorização e suporte dos ambientes de BizTalk Server e uma das únicas que focalizou os seus esforços para preencher todas as lacunas deixadas Microsoft na área de suporte e monitorização do BizTalk Server.
No entanto existem muitas mais funcionalidades nesta ferramenta que não foram alvo de detalhe neste artigo e que poderão descobrir utilizando o trial da versão beta aqui: http://www.biztalk360.com/Content/beta. Poderão também encontrar informação dos preços da ferramenta aqui: http://www.biztalk360.com/pricing/enterprise.
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