Por que escolher Biztalk?

biztalk2010Vai implantar SOA na sua empresa e precisa de uma ferramenta ESB? Precisa integrar dois sistemas com protocolos diferentes, no estilo B2B? Ou quer integrar seus aplicativos que estão no AppFabric Azure com aqueles on-Premise? O Biztalk 2010 pode ser a ferramenta perfeita pra vc!
Esse post é dirigido aqueles leitores que querem saber o que é o Biztalk e pra que serve.



O Biztalk é mais indicado para pequenas integrações, porém constantes. Vou tentar explicar de uma forma simples tudo o que ele faz:
Suporta apenas mensagens XML trafegando através dele, então para que possa trafegar arquivos FlatFile, EDI e afins, é necessário a conversão para XML, o que ocorre através de artefatos chamados pipelines.
Sua plataforma de desenvolvimento é o Visual Studio, com shapes visuais para facilitar a construção das orquestrações. Desenvolvedores .NET tem a sua curva de aprendizagem diminuida drasticamente.
Tem uma lista extensa de adaptadores suportado. Os mais utilizados são: SOAP, SQL, ORACLE, FTP, FILE, DB2, WCF, SAP, SMTP, POP3, e etc. Segue lista completa dos adaptadores: Aqui.
Possui uma ferramenta para monitoramento das integrações em tempo real. Podemos ver qual integração está com erro, qual foi com sucesso, e também verificar as mensagens XMLs que estão trafegando, salvando a mesma em um diretório.
image
Editor intuitivo para construção de arquivos xsd, os schemas. Contem vários wizards para extrair os schemas dos sistemas LOBS, com a ajuda dos adaptadores.
Uma característica legal é que podemos debugar as orquestrações e ver em qual ponto está o problema, por exemplo.
image
O Biztalk garante que a sua mensagem será entregue. Se chegou no Messabox, que é o banco de dados do Biztalk, então não haverá perda de mensagem. O produto faz persistencia da mensagem em vários momentos da integração, garantindo que em caso de indisponibilidade do servidor, a integração continua do ponto onde foi a última persistencia.
Transformação de mensagens com editor nativo. Contem vários functoids, que são pedaços de código pronto, para facilitar o mapeamento da mensagem de origem para mensagem de destino. Como o mapeamento é baseado em xslt, podemos utilizar um arquivo xsl customizado, para fazer a transformação. Nesse editor é possível executar códigos de terceiros, ou seja, adicionar uma dll e executar um método ou função contida nela.
Disponibiliza assistentes que publicam a orquestração como WCF ou WS, assim como tb é muito fácil consumir esses serviços.
Vc precisa tratar os caracteres especiais da mensagem que foi recebida, antes de entrar no processo de integração? É possível criar código C#.NET para tratar essa mensagem da maneira que for preciso.
Regras de Negócio otimizada com o BRE – Business Rules Engine. Nele é possível criar várias regras com uma linguagem fácil, voltada para o negócio.
E por último, o BAM, Business Activity Monitoring, que é uma ferramenta voltada para analisar as integrações estatisticamente. Trabalha em harmonia com a ferramenta de BI do SQL, com ela vc consegue responder perguntas como: Quantas chamadas ocorreram em determinado período? Quais foram os produtos mais vendidos? Qual foi a cidade que mais comprou o meu produto? Qual a soma das vendas em determinado período?
Alguns casos reais que talvez vc se identifique:
  • Receber um pedido de comprar e dependendo do valor (regra armazenada no BRE) enviar para o Sharepoint e esperar a aprovação. Ou enviar já aprovado ou recusado.
  • Receber um email com a nfe e enviar a mesma para a Sefaz..
  • Receber um arquivo Flat File e executar uma RFC no SAP.
  • Receber um IDOC do SAP e enviar para um WCF.
  • Ler dados do SQL Server, Oracle, ou DB2 e enviar por email.
  • Conectar o site armazenado no AppFabric Azure com sistema on-Premise.
  • Receber arquivo EDI através do protocolo EDIFACT, AS2 ou AX2 e enviar para FTP.
  • Receber pedido via HTTP ou HTTPS e enviar dinamicamente email para comprador certo.

Conclusão:
O Biztalk é uma poderosa ferramenta de Integração,  tem como alicerce o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) e as capacidades de SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) e ESB (Barramento de Serviços Corporativos). Fácil de implementar, rápido desenvolvimento, curva de aprendizagem pequena, editores visuais intuitivos. Conta com monitoramento e gerenciamento das integrações.
Uma ótima opção!
Esqueci de alguma funcionalidade? Ou alguem quer falar sobre os concorrentes? Post um comentário.

1 Comentário:

Ruth Resende disse...

Lista de discussão no fórum sobre o Mercado no Brasil: http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/biztalkpt/thread/0339dca8-9283-4a67-ab4b-27a0b7761d15?prof=required

Postar um comentário

BizTalk 360

Visitas

Arquivo do blog