Projetos Open Source para Biztalk Server

Algumas vezes nós ficamos impressionados com a dificuldade de realizar alguma tarefa no Biztalk, muitas vezes essa dificuldade pode ser resolvida quando utilizamos um destes excelentes projetos Open Source que tornam a vida do desenvolvedor Biztalk muito mais fácil.

SDC Tasks Library -  O SDC Tasks é uma coleção de tarefas do MSBuild criadas para fazer a sua vida mais fácil. Você pode utilizar estas tarefas nos seus projetos de MSBuild ou ainda utilizar como exemplos de código.

BizUnit - Framework for Automated Testing of Distributed Systems - O BizUnit permite que você desenvolva rapidamente testes automatizados para validar soluções Biztalk em ambientes distribuídos. O framework de testes do BizUnit é extensível  e permite que os casos de teste sejam contruídos a partir passos genéricos e reutilizáveis. Estes casos de testes são descritos em XML o que permite que ele possam ser gerados automaticamente e "configurados" com URLs de diferentes ambientes (desenvolvimento, homolagação, etc).

BizTalk Server Pattern Wizard - O BizTalk Pattern Wizard é uma ferramenta que permite que você capture, compartilhe e reutilize as suas melhores práticas de desenvolvimento de orchestrations. Utilizando o BizTalk Pattern Wizard, você pode capturar um modelo de orchestration, transformá-lo em um modelo genérico e configurável, e compartilhar este padrão com toda a comunidade de desenvolvimento BizTalk. O wizard já é instalado com diversos padrões para serem utilizados no seu próximo projeto.

WCF Adapter for BizTalk Server 2006 - Adapter que permite chamar serviços WCF.

BizTalk Server Pipeline Component Wizard - Um projeto criado para simplificar a construção de custom pipeline components para serem utilizados na sua solução Biztalk. Suporta tanto C# como VB.NET.

BizTalk Adapter Wizard for BizTalk Server 2006 - O BizTalk Adapter Wizard for BizTalk Server 2006 é um wizard de projetos do Visual Studio 2005 que cria todo o código necessário para que você implemente o seu custom BizTalk adapter.

BizTalk Server 2006 Documenter - Este projeto cria arquivos de help compilados para um ambiente Biztalk 2006. A ferramenta pode ser executada tanto através da sua interface visual como uma tarefa de build/deploy no seu processo de compilação/instalação. Ele compila dados sobre: configurações do Host Biztalk, configurações de portas Send/Receive , diagramas das Orchestrations, conteúdo de Schemas e Maps, estrutura de execução de Pipelines, configurações de Adapters, vocabulários e policies do Rules engine, e publica toda essa informação em um arquivo CHM. Opcionalmente você pode adicionar conteúdo HTML para personalizar visual e conteúdo do arquivo CHM gerado.

BizTalk Server 2006 Orchestration Profiler - Cria relatórios CHM que ilustram diversos aspectos da execução de uma orchestration. Com a coleta dos dados de tracking por um certo período de tempo a ferramenta ajuda o desenvolvedos a ter uma idéia de como as orchestrations são executadas, qual a cobertura de testes, identificar lentidão e exceções em determinados shapes das orchestrations.

PowerShell BizTalk Provider - Um provider PowerShell que expõe o Biztalk Server como um sistema de arquivos. Administra a sua instalação Biztalk, lista todas Applications / Orchestrations / Schemas. Interrompe uma Application, realiza o Enlist de uma Orchestration... Enfim, utiliza o poder da linguagem de script para se livrar da complexidade da interface visual.

MapCop - Um programa para testar e validar um arquivo de Map(.BTM) de acordo com uma série de melhores práticas.

BizTalk Instance Controller - Limita o número de instâncias de qualquer serviço do BizTalk.

fonte CodePlex

2 Comentários:

Douglas Vega disse...

Dessas ferramentas conheço somente o BizUnit, estou usando há um mês mais ou menos, já usava NUnit em projetos C#. Só não encontrei facilidade de usar quando meu receive location é uma tabela de banco de dados ou SSB, precisa fazer insert manualmente. As outras ferramentas não conheço, vou dar uma olhada.

valeu!!

Douglas Vega disse...

A solução que encontrei foi relacionar dois receive location à prota de entrada. Um receive location recebendo do banco de dados e outro recebendo de uma pasta. Nessa pasta o BizUnit salva um arquivo XML identico ao gerado pelo SQL. Dessa forma resolveu e ficou mais simples de implementar.

abraços

Postar um comentário

BizTalk 360

Visitas

Arquivo do blog