Lenda do Biztalk 2: "vou utilizar Biztalk e reduzir o prazo do meu projeto"

Esta lenda é muito perigosa e terrivelmente comum nos projetos de Biztalk. 

Devido a falta de conhecimento sobre o produto ou uma venda mal conduzida, o cliente muitas vezes fica com a impressão que pode resolver uma data de entrega não realista com um simples "vamos por o Biztalk aí", com aquela velha mentalidade de tentar achar uma solução simples para um problema complexo.

A verdade, nos projetos em que estive envolvido, o que acontece é que alguns grandes riscos de projetos tradicionais como, por exemplo, mudar uma lógica de transformação ou trocar um sistema envolvido em uma operação, são trocados, nos projetos de Biztalk, por outros riscos como desafio de customizar a ferramenta para acessar um tipo proprietário de arquivo.

Ou seja, os riscos que teimam em tentar fazer os projetos atrasarem ainda estão lá, apenas são desafios diferentes que os de projetos normais.

A grande vacina contra esse pensamento costuma ser a realização de pequenas provas de conceito (POCs). As POCs são mini-projetos de duas semanas a um mês cujo produto é uma demonstração de que a ferramenta pode ser utilizada para a finalidade que se deseja.

Esse é um modelo muito comum e encorajado pela Microsoft, que muitas vezes disponibiliza recursos de um parceiro como a ITGROUP para fornecer mentoring na realização destes pequenos projetos.

De qualquer maneira você pode baixar aqui uma cópia trial de 120 dias para fazer quaisquer testes necessários.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

BizTalk 360

Visitas

Arquivo do blog